Evento

Dr. Ozires Silva batiza novos simuladores de voo da Universidade Anhembi Morumbi

No ano em que comemora seu 20º aniversário, o curso de Aviação Civil da Universidade Anhembi Morumbi – único homologado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), recebe dois novos simuladores de voos para treinamento complementar na formação dos Pilotos Privados e Comerciais. Para comemorar, foi realizada uma cerimônia no campus Vila Olímpia no último dia 11 de novembro, quando os equipamentos foram batizados com o nome de uma das figuras mais importantes do cenário aeronáutico brasileiro: o Dr. Ozires Silva, que hoje é o patrono dos cursos de Aviação e Engenharia da Ânima Educação.

Dr. Ozires Silva foi ministro da Infraestrutura, presidente e co-fundador da Embraer e presidiu outras grandes empresas do setor, como a Varig, tornando-se um dos grandes nomes da aviação. Foi um dos responsáveis pelo crescimento do setor no país e está entre os três principais nomes da aviação, ao lado de Santos Dumont e Casimiro Montenegro Filho.

Na ocasião, Silva dirigiu algumas palavras aos poucos estudantes presentes – respeitando assim os protocolos de distanciamento – e aos demais, que acompanharam o evento pela internet, ressaltando a importância de cada um fazer o melhor que está em suas possibilidades, independente de sua área de atuação, a fim de contribuir para o progresso do país.

A reitora Mônica Orcioli, uma das anfitriãs do evento, também enfatizou aos estudantes a importância do Dr. Ozires Silva, não só para a aviação, como para o país.  Ressaltou a reitora: “Nossos queridos estudantes, vocês estão diante da história viva da aviação. Espero, de coração, que vocês o tenham como exemplo para as suas carreiras. Assim como o Dr. Ozires, desejo que vocês sejam inquietos, curiosos, realizadores e que não tenham medo de arriscar. Mirem-se neste exemplo que está diante de vocês e sejam muito felizes”.

Os simuladores AATD IFRA-008-Q foram instalados nos campus Mooca e Vila Olímpia, sendo um em cada unidade, nos quais os alunos poderão realizar as missões de Voo Visual (VFR) e Voo por Instrumentos (IFR), em conformidade com o recomendado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Os simuladores encontram-se no estado da arte, isto é, com todos os equipamentos necessários para navegar e pousar em qualquer aeroporto do mundo – uma aspiração dos alunos do curso de Aviação Civil da instituição. Suas cabines possuem ergonomia e tamanho próximos da realidade e simulam voos das aeronaves modelo Cessna 172 (monomotor) e Seneca V (bimotor).

“Esses equipamentos vêm para complementar a formação dos nossos estudantes, uma vez que o treinamento contribuirá de forma decisiva no momento em que forem para o mercado de trabalho. Fico feliz, como profissional de aviação e na posição de coordenador, de presenciar esse batismo simbólico dos simuladores – um marco para a história do curso”, completa Alexandre Faro Kaperaviczus, coordenador do curso de Aviação Civil da Universidade Anhembi Morumbi.

É importante ressaltar que o evento foi realizado seguindo todas as normas de segurança, como uso de álcool gel, máscaras e distanciamento. Ainda assim, todos os participantes foram testados para a COVID-19 antes de acessar o espaço.

Saiba mais sobre o curso: https://portal.anhembi.br/graduacao/cursos/aviacao-civil/#sobre