Artigos

A Arte de Delegar, por Alkíndar de Oliveira

Crédito: Divulgação

“O homem a quem é negada a oportunidade de tomar decisões de importância começa a considerar importantes as decisões que ele pode tomar. Torna-se exigente com os arquivos, preocupa-se em os lápis estarem bem apontados, fica ansioso em verificar se as janelas estão abertas ou fechadas inclina-se a usar lápis de duas ou três cores diferentes”. Parkinson

 

 

“Os líderes permitem que as pessoas ajam não pela concentração de poderes, mas por sua dispersão. Quando as pessoas têm maior poder de decisão, mais autoridade e mais informação, elas tendem mais a utilizar suas energias para produzir resultados extraordinários”.

 

 

Esta afirmação de Kouzes e Posner, no livro O Desafio da Liderança (Campus) coloca em evidência a necessidade de delegar poderes e responsabilidades. A pessoa com poder é mais ousada, é mais dinâmica. E isto é científico: o exercício do poder altera a bioquímica do cérebro, estimulando a produção do neurotransmissor serotonina, o hormônio que regula o humor, a impetuosidade, a autoestima, a memória e a agressividade do indivíduo.

 

 

 

Permitir que os outros ajam significa “delegar”. Mas é importantíssimo sabermos “como” delegar. No livro O Poder de Delegar, de Donna M. Genett (Best Seller), sua autora expõe uma teoria simples e bastante prática para exercitamos a Delegação com Eficácia, a seguir.

 

Passos para delegar com eficácia:

 

I) Prepare-se previamente. Isto é, pense bastante sobre cada tarefa. Antes de delegar, encontre resposta sobre o que você exatamente espera como resultado;
II) Defina claramente a tarefa a ser realizada. Seja específico. Peça a pessoa a quem está delegando para repetir as informações para você, a fim de assegurar que ela compreendeu tudo;
III) Estabeleça claramente o prazo de execução da tarefa;
IV) Defina o grau de autonomia que deve ser atribuído a quem realizará a tarefa;
V) Determine pontos de verificação quando for se reunir com as pessoas a quem as tarefas foram delegadas, para acompanhar o progresso do trabalho e, se preciso, oferecer orientação ao funcionário. Planeje-os inicialmente com frequência e torne-os mais espacejados ao notar que a tarefa está sendo executada sem problemas.
VI) Faça com o funcionário uma recapitulação para discutir o que transcorreu bem, o que pode ser aprimorado e o que foi aprendido.”

Permita que os outros ajam e multiplicará a qualidade e o desempenho do seu pessoal e de si próprio. Ghosn, executivo com nacionalidade brasileira, consagrado como um dos melhores presidentes mundiais da Renault de todos os tempos, nos passa a seguinte lição: “Não decido nada que possa ser resolvido por uma pessoa mais próxima do assunto”.