Artigos

A SOCIEDADE MUNDIAL EM MOVIMENTO

A sociedade mundial está em movimento, crescendo e se expandindo. Embora os momentos de crise, há empreendedores se conectando, buscando projetos e encontrando alternativas para novos horizontes e resultados. Nos países em desenvolvimento, exceção aos emergentes, parece que não existem quebras de paradigmas, decorrentes de criativas formas de pensar e de agir. Nesses países, como o nosso, parece que existe uma letargia, esperando que coisas aconteçam sem nossa determinação ou ação.

 

Ignoramos que crescentemente o fenômeno da inovação e da criatividade passa a comandar iniciativas das economias mais prósperas para que, com mais eficácia e rapidez, ocupem faixas de demandas inovadoras. Mudanças significativas são impulsionadas pelo extraordinário desenvolvimento das telecomunicações, hoje universais.

 

Mais recentemente o movimento de produtos se intensificou, indo e vindo de e para todas as regiões. Nestes momentos observa-se o crescimento da migração de pessoas gerando e buscando oportunidades em outros locais.

 

O Século XXI mostra que a maioria das populações já vive em áreas urbanas, densamente povoadas. O setor rural mostra reduções populacionais, e a maioria das atividades econômicas ocorre nas cidades. E é nesses aglomerados humanos mundiais que a riqueza vem se concentrando. Por isso é que o produto mundial de serviços tenha superado o industrial.

 

Tudo isso mostra que a globalização é uma realidade! Seu impacto já é sentido pelas empresas, países e pelas pessoas. Isto está cada vez mais explícito pelo surgimento de normas e regulamentos internacionais, como os de direitos humanos, meio ambiente, padronização de produtos, etc.

 

Em resumo, constata-se que os cidadãos são hoje mais mundiais e menos nacionais. Os mais variados produtos fabricados em todos os países podem ser encontrados em todo o mundo, fragilizando fronteiras políticas e universalizando culturas.

 

Os especialistas mundiais são unânimes. Muito do futuro pode ser previsto, e assim, é possível planejá-lo, mas sem dúvida, há fortes necessidades de que se deva fugir dos atuais estereótipos criados pelos ambientes locais. A pergunta seria: como tratar as novas realidades que, como ocorreram no passado alteraram quase tudo? A resposta obriga-nos a colocar que os vencedores no futuro não são os que fizeram os melhores planos, mas aqueles que responderam com rapidez e eficiência em relação ao inesperado.

 

O mundo está demonstrando com clareza que vencer os desafios da educação e conseguir fazer com que cada cidadão seja o mais competente possível na competição mundial é algo já entendido e aplicado em todas as nações de sucesso. Investimentos crescentes em Educação e Cultura estão se propagando com intensidade em países que rapidamente conquistam posições de destaque entre os emergentes. Assim, não é com surpresa que constatamos resultados industriais de países menos dotados de riquezas do que o Brasil com expressivas presenças de marcas próprias, conquistando o sucesso e transferindo riquezas para suas populações.

 

Temos de nos conscientizar que precisamos ajudar as pessoas para produzirem diferenças, que sonhem com vigor sobre o novo e que participem da comunidade global como contribuintes. Que não sejam somente espectadores do que esteja acontecendo. Que acreditem em si, conscientes de suas ideias e de sua capacidade de materializá-las, independente das dificuldades que tenham de enfrentar!

 

Artigo publicado no Jornal A Tribuna em 02/07/2017.