Artigos

Folha cria o RUF: Ranking Universitário Folha

Ranking Universitário Folha (Blog do Dr. Ozires Silva)jornal Folha de S. Paulo elaborou um ranking próprio para traçar um quadro das principais instituições de ensino superior do Brasil. O chamado RUF – Ranking Universitário Folha – consiste em uma listagem inédita das universidades brasileiras, de acordo com a sua qualidade. Não estão na relação o nome de Centros Universitários.

Para chegar ao ranking, a Folha criou uma metodologia própria (tendo como referências avaliações internacionais consolidadas), que mescla indicadores de pesquisa e de inovação e a opinião do mercado de trabalho e de pesquisadores renomados.

De acordo com informações da Folha, os indicadores que compõem a fórmula do RUF são os seguintes:

– Qualidade da pesquisa: A Folha analisou nove indicadores das universidades relacionados à pesquisa científica, como proporção de professores com doutorado, número de artigos científicos por docente e número de publicações no Scielo?. Peso: 0 a 55 pontos

– Qualidade de ensino: o Datafolha entrevistou 597 pesquisadores do CNPq?, amostra definida para representar o grupo dos melhores cientistas e docentes do país. A cada um deles foi pedido que apontasse as 10 melhores instituições brasileiras em sua área. Peso: 0 a 55 pontos.

– Avaliação do mercado: O Datafolha entrevistou 1.212 diretores, gerentes ou profissionais responsáveis pelos recursos humanos de empresas e instituições brasileiras, amostra definida para representar todo o setor do país. Para cada um deles foi pedido que apontasse as três instituições de ensino superior para os quais dariam preferência em um processo de contratação. Peso: 0 a 20 pontos

– Indicador de inovação: A Folha analisou a quantidade de pedidos de patentes? por cada universidade. Peso: 0 a 5 pontos.

Para ver o ranking, acesse o link http://ruf.folha.uol.com.br/rankings/rankingdeuniversidades/.