Artigos

O Dalai Lama em São Paulo, por Ozires Silva

o dalai lama em são paulo por ozires silva

 

No último setembro, o WTC-SP reservou um dia exclusivo para os seus membros, colaboradores, convidados e líderes empresariais, para uma palestra voltada a uma discussão sobre a paz e a prosperidade nos negócios. Numa apresentação bem humorada, Sua Santidade Dalai Lama abordou vários temas e, entre eles, propôs uma tese sobre uma Nova Consciência nos Negócios, dissertando sobre Valores para um Mundo Sustentável e pregando um Movimento de Transformação.

 

Dificilmente, poderíamos ter uma oportunidade melhor para ouvir algo mais do que valioso do que uma fala tranquila e verdadeiramente sábia. Foram instantes quase mágicos, nos quais sentimos contrastes quando se depara com Seres Humanos, menos conscientes do que deveriam, mostrando comportamentos, os quais nos escandalizam e nos levam a enormes restrições quanto à ética e a procedimentos.

 

A cultura, o conhecimento e a tecnologia, realizações soberbas do nosso intelecto, mostram diferenças marcantes com o comportamento pouco respeitoso, frágil em ética, com reduzida ou zerada compaixão, em muitas das ações nas mais variadas áreas de negócios, quando o dinheiro entra em jogo. Estes e outros exemplos são comuns nos dias correntes, nas mais variadas partes do mundo, explicitando que aspectos materiais, diretamente representados pelos seus respectivos valores, passam por cima da convivência fraterna e amiga, que precisa prevalecer entre todos nós.

 

Numa de suas primeiras colocações, Sua Santidade expressou uma grande verdade, calcada na mais profunda realidade, enfatizando que “Somente existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver”.

 

Em sequência aos seus pensamentos destaco alguns para a reflexão do leitor, convidando-o para uma visão prática do dia-a-dia, pois não podemos deixar escapar uma oportunidade de se tentar fazer uma viagem dentro de nós e também tentar desvendar de como somos, de onde viemos e para onde vamos:

 

“Dê mais às pessoas, mais do que elas esperam, e faça com alegria”; “Quando você perder, não perca a lição”; “Lembre-se dos três Rs: Respeito por si próprio, Respeito ao próximo e Responsabilidade pelas ações”; “Não deixe uma pequena disputa ferir uma grande amizade”; “Abra seus braços para as mudanças, mas não abra mão de seus valores”; “Lembre-se de que o silêncio, às vezes, é a melhor resposta; “Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem o dinheiro para recuperar a saúde. E por pensarem ansiosamente no futuro esquecem do presente de forma que acabam por não viver nem no presente nem no futuro. E vivem como se nunca fossem morrer… e morrem como se nunca tivessem vivido”; “Ame profunda e passionalmente. Você pode se machucar, mas é a única forma de viver o amor completamente”; “Seja a mudança que você quer ver no mundo”; “A arte de escutar é como uma luz que dissipa a escuridão da ignorância”; “Se você quer transformar o mundo, experimente primeiro promover o seu aperfeiçoamento pessoal e realizar inovações no seu próprio interior”.

 

Sua Santidade nos deixou e seguiu por sua peregrinação, na busca de um mundo melhor. E nós, tendo a felicidade de viver num país maravilhoso e fascinante, o que faremos? Esta é uma pergunta para ser respondida por cada um, pois, sendo melhor do que imagina, pode entre o seu nascimento e morte, ao longo de vida profícua e produtiva, dar contribuições valiosas para que nossos descendentes possam viver num país bem melhor do que o presente.

 

Artigo divulgado no jornal A Tribuna em 09 de outubro de 2011.