Artigos

Futuro que já chegou!, Por Ozires Silva

o futuro que já chegou por ozires silva

 

 

Acabamos de passar pelo final do primeiro ano da segunda década do Século XXI mergulhados nas mais profundas mudanças que afetaram a humanidade desde séculos. É a vez do futuro, uma palavra fascinante. Traz uma quantidade de sonhos e idéias.

 

No nosso mundo competitivo e global, a realização de projetos, com visões no futuro, tornou-se essencial, pois aqueles que encontraram os caminhos dos sucessos, certamente partiram de pontos de partida, carregados com as sempre desejadas vantagens competitivas nas áreas em que atuam. Dizem que o caminho fica mais fácil quando se sabe aonde se deseja chegar!

Algumas idéias, com conteúdos abrangentes, sinalizam necessidades de mais mudanças e constituem elementos de começos e partidas, essenciais para tornar futuros em realidade. Vence a competência.

 

E dentro do aspecto da inovação, certamente o recém vivido 2011 foi o ano dos tablets. Por meio do seu Ipad, a Apple inovou, e assegura que vendeu mais de um milhão de unidades até um mês após o seu lançamento, em 2010. E o equipamento virou moda. Entre outras idéias ousadas, que ficaram no passado, os tablets, como o Ipad, se transformaram verdadeiramente numa inovação no mundo da Tecnologia da Informação, que fez diferenças. Quando isso acontece, as pessoas e as empresas que estejam atrás da realização têm toda a razão para comemorar e participar dos resultados. O exemplo mostra a importância de inovar no mundo global da atualidade.

 

O que está sendo observado nos campos da Tecnologia da Informação surpreende e cria diferenças. No entanto, exemplos de ousadia e pioneirismo podem também vir de outros tipos de atividades que, devido aos cenários atuais, não ganham uma repercussão, como foi o caso dos tablets. Mas os avanços têm sido extraordinariamente rápidos em todos os campos e abrem inúmeras oportunidades.

 

Tudo isso transforma em realidade importantes reações no comportamento dos consumidores, que precisam ser levadas em conta. Os usuários mostram acentuada preocupação em relação à qualidade da manufatura. Eles exigem elevados níveis de qualidade do produto e de seus componentes, abominando as falhas, jamais aceitando que, um dia, tenham de comparecer a um representante técnico para um reparo qualquer.

 

Muitos perguntam sobre quais seriam os saltos prováveis da tecnologia nos mais variados produtos do uso do cotidiano. Uma das sugestões, a se pensar, poderia vir de fora da Tecnologia da Informação, e seria a hipótese da substituição das tradicionais baterias, cuja capacidade de acumular energia também ainda deixa a desejar.

 

Este desafio, ao lado de outros, pode ser vencido e se puder ser uma realidade fará uma importante diferença. A substituição dos motores de combustão interna, a gasolina ou etanol, está por perto e pode ocorrer mais cedo do que se pensa. A substituição por novos e eficientes motores elétricos que, tranquilamente, poderão levar os atuais veículos a desempenhos equivalentes a 30 ou mais quilômetros por litro de combustível, poderá ser um novo tablet.

 

Enfim, sobre o atual mundo novo, estamos certos de que muitas novidades virão. Agora, uma pergunta importante! Será que tudo isso somente será criado no Hemisfério Norte e lá industrializado? Será que não conseguiremos ambientes de estímulos que justifiquem brasileiros participarem desse inevitável festival de inovações? As respostas não virão de fora. Estão conosco e não podemos transferi-las a terceiros.

 

Artigo divulgado no jornal A Tribuna em 18 de janeiro de 2012.

 

Foto: Divulgação.