Artigos

Artigo relevante do colega Stephen Kanitz sobre os problemas de conteúdo da Internet

Artigo Stephen Kanitz - Blog do Dr. Ozires SilvaDurante minhas últimas visitas a blogs e sites de notícias, fiz uma já habitual passagem pelo blog do amigo Stephen Kanitz, um dos principais consultores de empresas do País.

 

Entre os artigos apresentados, o mais recente joga luzes sobre o universo da Internet e da quantidade – e, sobretudo, da qualidade – das informações postadas, divulgadas e compartilhadas por milhões e milhões de pessoas. Por considerar este tema bastante relevante e oportuno, publico parte do artigo abaixo e a continuidade dele por ser vista no blog do próprio Kanitz.

 

Leia, reflita, tire sua conclusão e fique à vontade para comentar!

 

 

O GRANDE PROBLEMA DA INTERNET E DA DEMOCRACIA, por Stephen Kanitz

 

A internet tem sido aclamada como um grande avanço para a democracia. De fato, nunca tantos puderam manifestar as suas opiniões, antes seara exclusiva de alguns poucos editorialistas de jornais e colunistas famosos.

 

Mas eis que surge um problema. Temos agora opiniões demais, cada um opinando sobre tudo em blogs, twitter e Facebook, e pouco consenso ou progresso de soluções. A verdade é que não queremos a opinião dos outros.

 

Eu não quero a sua opinião. O que eu quero é dados novos que eu não tenho que possam mudar a MINHA opinião. O que eu quero é uma outra forma de analisar o problema que eu não havia pensado ainda e que me faça MUDAR de opinião, já que eu não quero ter opinião errada sobre coisas importantes.

 

Se todos fizessem isto, lentamente as nossas “opiniões” se aprimorariam e convergiriam para uma solução de consenso e inteligente. Mas o que vemos é justamente o contrário. Opiniões mal construídas, com poucos dados ou até dados falsos, normalmente recheadas de ideologia ou melhor pré-conceitos. De tantas “opiniões”, jamais chegaremos a um consenso e teremos uma solução para os problemas mundiais.

 

>> Leia o restante do artigo no blog do Stephen Kanitz.